segunda-feira, 8 de junho de 2009

Instituto Akatu pelo Consumo Consciente


Vídeo do site do Instituto Akatu:" Você sabia que um terço de tudo o que você compra vai direto para o lixo? Se você gasta 100 reais numa compra, tá jogando fora 30 reais. Não é só o seu bolso que sofre não. Isso também faz aumentar a produção do lixo. No fim das contas, quem paga o pato é a sociedade. Você já tinha parado para pensar nisso?"Está no site do Instituto Akatu pelo consumo consciente, no www.akatu.org.br, a campanha que visa evitar o desperdício de alimentos.Helio Mattar/diretor presidente do Instituto Akatu - "P: Qual é o fato central da campanha? R:É que daquilo que as pessoas compram e levam para dentro de casa entre 20 e 40% vai pro lixo.


No Brasil, hoje, 60% do lixo urbano são alimentos. Quando eu falo em alimentos são cascas, talos, são sementes, são sobras de alimentos que na verdade tem poder nutritivo, portanto são alimentos. Com base nisso nós adotamos esse número intermediário: um terço de tudo o que você compra vai para o lixo".O Sesi, Serviço Social da Indústria, conhece bem essa história. Há dez anos mantém o Programa Alimente-se Bem, que tem tudo a ver com o objetivo da campanha do Akatu.Thais Salata/ Nutricionista :" É o aproveitamento integral dos alimentos. A gente ensina a usar a casca, a folha, o talo, tudo o que é possível do alimento a gente utiliza porque as pessoas não sabem como utilizar. P:Por que? R:Porque a gente encontra os nutrientes não só na polpa e na casca, nas partes não convencionais também". As aulas são gratuitas, ministradas por nutricionistas. O Programa tem livro de Receitas e promoveu um estudo para comprovar cientificamente o valor nutricional das partes não convencionais dos alimentos. Você sabe quantas toneladas de alimentos nós desperdiçamos no Brasil por ano? São 26 milhões. Isso de acordo com a FAO, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.


Segundo o IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística isso seria suficiente para alimentar metade dos brasileiros que vivem em situação de insegurança alimentar, que são 72 milhões.A campanha do Akatu é interativa. Nós fizemos as contas. Quem gasta 350 reais por mês com alimentos desperdiça mais de 116 reais por mês ou 14 mil reais ao longo de dez anos. A divulgação envolve também tv, rádio e jornais e dura todo o primeiro semestre de 2009. O Instituto quer estimular os consumidores a criarem grupos de discussão nas comunidades para que se chegue a novas soluções de combate ao desperdício. Por enquanto, anote as sugestões:" Planeje suas compras. Antes de ir ao mercado, faça o cardápio da semana. Compre só o necessário. Compre menos e com mais frequência. Assim você consome alimentos mais frescos e desperdiça menos comida que estraga".

Sites:Instituto Akatu pelo Consumo Conscientewww.akatu.org.brSesi-SP Programa Alimente-se Bem:www.sesisp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário